"Não existe corrente forte com elos fracos"

quinta-feira, 1 de março de 2012

CARTA AOS ASSOCIADOS DA COOMIGASP

2012-02-12 18:18

Depois da realização em 29/01/2012, da Assembléia Geral Ordinária que elegeu novo Conselho de Administração e novo Conselho Fiscal da COOMIGASP, é momento de refletir sobre a direção da COOMIGASP, a mudança almejada por grande parte dos associados não aconteceu.

Numa sociedade cooperativista, a administração obrigatòriamente tem que ser democrática. A Diretoria tem o dever e a obrigação de defender os interesses e o patrimônio dos associados, respeitar e acatar as normas do Estatuto Social, respeitar os associados, permitir a livre participação dos associados nas discussões, nos debates e nas decisões. Todo associado tem direito à livre escolha nas suas decisões, sem interferência de quem quer que seja.

A COOMIGASP, assim como, qualquer cooperativa, precisa ser administrada com democracia. Os Diretores, sem exceção, devem respeito às Leis, ao Estatuto Social e aos associados em geral. Infelizmente, contrariando aos princípios cooperativistas, nos últimos mandatos, a COOMIGASP passou a ser usada para defender interesses de terceiros. Essa situação agravou-se ainda mais, a partir de 2007, quando então, através da realização de Assembléias Gerais irregulares e interferência de pessoas estranhas ao quadro social, sofreu grande perda patrimonial e enorme endividamento.

O Presidente Valdé, depois de aprovar irregularmente a Proposta da COLOSSUS em 08/07/2007, 49% para a COOMIGASP sem investimentos, e 51% para a COLOSSUS com investimentos, assinou um imoral contrato em 16/07/2007. Reduziu a participação da COOMIGASP de 49% para 25%, podendo chegar sua participação a menos de 5%, caso não realizasse investimentos proporcionais à sua participação. UM ESCÂNDALO EM QUALQUER PAÍS SÉRIO.

O atual Presidente, depois de aprovar irregularmente todas as exigências da COLOSSUS, nada informa de concreto aos associados, ninguém sabe como serão distribuídos os lucros da empresa aos associados. Ninguém sabe quanto vai receber. De acordo com o Projeto Ambiental, da produção anual de 3.540 quilos de ouro, sobrará para a COOMIGASP apenas 796,5 quilos, cada associado terá em torno de 1,54 gramas de ouro por mês, aproximadamente R$150,00.

Há tempos atrás, a Diretoria anunciou a distribuição de ações aos associados. Agora, anuncia a criação de um Holding para controlar as ações que a COOMIGASP tem na SPCDM, onde, 60% das ações serão da COOMIGASP e 40% das ações serão distribuídos aos associados. Com a criação do Holding, a participação dos associados de 25%, será reduzida para apenas 10% do lucro da SPCDM, pois, os dividendos serão calculados sobre as ações de cada associado. Com alguns reais mensais, ninguém vive com dignidade.

O Presidente da COOMIGASP nada esclarece, não diz quantas ações cada associado tem na SPCDM, não diz também, o valor estimado para cada ação. Nada fala sobre os rendimentos a cada associado. Simbolicamente diz que as ações de cada associado representam um barranco que tem ouro, no entanto, não diz quantas gramas de ouro contêm o referido barranco. Nunca, na história da COOMIGASP, tivemos um Presidente tão ditador, arbitrário, arrogante, egocêntrico, nestes quesitos, superou todos os anteriores.

Precisamos implantar o Projeto Mineral para benefício dos associados. Precisamos iniciar a produção dentro do menor prazo possível. Não concordamos com os desmandos administrativos, com os excessos e arbitrariedades do Presidente, com o endividamento desnecessário da COOMIGASP. Não concordamos com as condições do Contrato de Parceria.

postado por Joao Lepos

Nenhum comentário:

Postar um comentário